quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Exposição na Asssembleia Legislativa do Estado de São Paulo

O Atelier do qual eu faço parte, realizou uma exposição na Assembleia Legislativa do ESP.
Foi uma experiencia muito boa para mim e minha colegas escultoras.
Uma experiencia nova, com gente entrando, saindo, perguntando sobre nossas esculturas .
Depois, as entrevistas nos jornais e televisão.
Agradeço especialmente à Helena Donzelli, minha grande amiga, tambem escultora que expos seus trabalhos. Foi ela quem conseguiu que a gente expusesse la, além de Mary Andery, Marilda Godoy e Adelina Rios, outras escultoras que também la expuseram.

Agradeço tambem ao critico de arte e diretor do acervo artistico da Assembleia, Emanuel Massarani, que nos pediu uma peça para fazer parte permanente do acervo artistico da Assembleia.
Transcrevo agora sua critica sobre meu trabalho, o que só fez me animar em minha profissão.Veja tambem a obra escolhida e que está na Assembleia, fazendo parte da exposição permanente em suas galeria.
Esta crítica, saiu no Diario Oficial do Estado de São Paulo.


19/03/2004 14h00

Leya Terranova desenvolveu sua tendência estética exaltando a sensualidade da forma.

Emanuel von Lauenstein Massarani

Obra "A Gorda", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho
A escultura brasileira deve ainda ser descoberta. A crítica tem mostrado um grande interesse para aquelas correntes que espelham a era tecnológica enquanto expressão e símbolo da atual civilização industrial. As intenções são legítimas para invocar uma arte baseada sobre a nova realidade dominada pela automação, para contrapô-la à tradição humanística. Entretanto, não podemos deixar de nos assustar com certas folias vanguardisticas que pouco têm a ver com a escultura.

De há muito existe uma tendência para exaltar a sensualidade da forma, que é uma exaltação da vida. Pintores como Masaccio, Giotto, como Michelangelo, como Piero della Francesca para falar dos antigos. Em todos, vemos uma dilatação das formas. Artistas mais modernos, como Renoir, Ingres e os mais recentes Botero e Henry Moore, dilatam as formas, pintam ou esculpem seres "gordos", para usar uma palavra mais simplória.

A figura humana é a base, de onde se move a escultora Leya Terranova para exprimir o seu mundo. E se o nu, em particular, é a "matéria prima" sobre a qual todos os escultores se cimentam no âmbito dos estudos acadêmicos, exatamente em virtude da pesquisa "escolástica" das formas, tanto mais difícil é o desvincular-se do academismo comum a todos, para dar vida autônoma, ou melhor, tentar uma linguagem nova através de um meio velho de séculos.

A solução a esse problema nos é proposta por essa artista, através de uma nova interpretação do ser humano - em especial a mulher - concebendo inicialmente formas dilatadas e depois em direção às super "inchadas".

A atitude de Leya é a mesma. Na arte contemporânea, onde não existem barreiras, essa característica - que no fundo sempre existiu - torna-se mais espetacular e agressiva, pois em nossos dias existe mais liberdade. Antigamente, além dessa tendência, existia um respeito pela realidade, mesmo dentro de uma determinada tendência estética. Hoje não existe mais essa consideração, porque existe a fotografia que cria o documento de uma situação.

Na obra "A Gorda", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a escultora sem ser obrigada a respeitar a realidade fotográfica desenvolveu a sua tendência estética, obtendo o resultado espetacular. Particularmente vigorosa foi a disciplina que a guiou para modelar sua figura, porque vigorosos também são os sentimentos humanos pelo tema enfocado.

Um comentário:

  1. Sogra chic essa minha!!!!


    Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Um Feliz Natal e Boas Festas!

    ResponderExcluir